Web Rádio

Páginas

PUNKHARDELIA & B'SIDES DO ROCK (Programa 7)



No PUNKHARDELIA & B'SIDES DO ROCK de hoje estaremos falando das 4 maiores bandas de Progressivo da história do rock: Pink Floyd, Emerson Lake & Palmer, Yes e Genesis. Essas quatro bandas são responsáveis pela popularização desse gênero musical no mundo e praticamente definiram as características do mesmo.
O Rock Progressivo é caracterizado por alguns fatores, entre eles: composições extensas, com mudanças melódicas e rítmicas durante o andamento das músicas, letras tratando de temas abstratos ou espaciais, incursões por outros gêneros musicais, principalmente o Jazz e a música clássica, extensos solos instrumentais, em sua grande maioria, de todos os instrumentistas da banda, entre outros fatores que se tornam mais específicos por banda.
É preciso uma certa dose de ATENÇÃO do ouvinte para captar toda a essência de uma peça Progressiva, fator este que acaba afastando o grande público desse gênero musical nos dias de hoje, onde, a grande maioria, procura uma satisfação musical mais direta sem muitas nuances.
O Prog foi muito popular na década de 70 e influenciou a produção musical Rock como um todo na época. Após surgir a Onda Punk, o Progressivo perdeu força e a maioria das bandas que compunham o movimento partiram para sonoridades mais simples.
Num segundo momento do programa iremos rolar alguns sons diversos.

Então é isso... esperamos vocês aí na escuta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário