Web Rádio

Páginas

A história se faz presente. Piranhas Velha.

Desde 1936 um povoado chamado São José esteve submerso pelas águas do Açude de Piranhas, mais conhecido como Açude de Boqueirão, ou Engenheiro Ávidos. Acontece que, com a seca que agora abala o Nordeste quase como um todo, fez com que ruínas desse povoado ficassem a vista.

A Crônica

Os estudos para construção do açude de Boqueirão foram iniciados em 1920 e concluídos em 1921, pela firma Dwight P. Robinson & Co.,  sendo   posteriormente modificados por técnicos da IFOCS.  A  sua construção  foi  iniciada  em  1932 pelo engenheiro Moacir Ávidos e concluída em 1936 pelo engenheiro Silvio Aderne, ambos da Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas - IFOCS.      Em  1963,  foi  proposta   uma reformulação do projeto, a qual foi estudada e detalhada em 1972, por uma equipe mista DNOCS/Bureau of Reclamation, do U.S. Departament of the Interior.

Próximo ao Açude exixtia um povoado de nome São José. Os engenheiros já alertavam um possível alagamento da cidade, e aos poucos as pessoas que moravam em são José foram saindo de suas casas e indo morar mais a Sul, onde hoje é chamada de São José de Piranhas. Ninguém sabe informar se as pessoas foram indenizadas pelo governo.

Em 1936, com a cidade já abandonada aconteceu o alagamento e toda a cidade aos poucos foi ficando coberta pelas águas do Açude Piranhas.
Ainda hoje existe um povoado com mais ou menos duas mil pessoas ao lado da cidade alagada. Esse lugar passou a se chamar Piranhas Velha, e o lugar alagado também passou a ser conhecido por esse nome. A cidade hoje chamada São josé de Piranhas fica há cerca de 18 Kilômetros de Piranhas Velha, e recebeu esse nome por causa da migração do povo de São José que foi alagada pelo Açude de Piranhas.

Agora com a seca no Nordeste, as ruínas da cidade estão totalmente descobertas. É possível ver muitos tijolos no chão que chegam a pesar até 10 quilos cada, escombros de uma Igreja, coreto, casa de um padre da época além de uma tumba que está quase intacta e nem 76 anos sob a água foi capaz de derrubá-la.


Essa não é a primeira vez que as ruinas ficam à mostra. Em 1993 aconteceu o mesmo. Há 20 anos atrás houve um período de estiagem que descobriu todos os escombros da antiga São José.
É um lugar fantástico, capaz de fazer voltar a história que cada vez mais se faz presente e nos presenteia com belas imagens.





Todas as informação são de moradores de Piranhas Velha.

Texto: Vandilson Lima
Pesquisa: Alisson Oliveira, Diego Nogueira, Vandilson Lima, David Emanoel, Jory Jaques.
Fotografia e Filmagem: Vandilson Lima









2 comentários: